Cuidados mãos e pés

Cuidados mãos e pés

As pessoas tendem a tratar somente a face e esquecem que as mãos dizem muito a respeito da nossa idade. Elas envelhecem como qualquer outra parte do corpo, além disso é uma parte muito exposta ao sol e agressões do dia-a-dia  (contato freqüente com água e substâncias químicas).

A pele das mãos tem uma espessura mais fina, com isso, as mãos possuem uma menor quantidade de fibras colágenas (fibras que ficam na derme), sendo mais susceptíveis ao envelhecimento.

Por isso é muito importante o cuidado diário com as mãos, lavando com sabonete de ação emoliente, utilizando agentes hidratantes com filtro solar e rejuvenescedores que estimulem a produção de colágeno. Quando as mãos apresentam manchas podemos associar também um ativo clareador. Costumo prescrever para essa região creme a base de ácido glicólico (proporciona uma hidratação prolongada da pele e contribui para a renovação celular. Combate a flacidez e promove uma leve esfoliação, deixando a pele mais viçosa e rejuvenescida) , retinol (ação hidratante e antienvelhecimento, suaviza manchas senis, promove a renovação celular e melhora a textura da pele), vitamina E  (reduz o aparecimento de rugas e linhas finas, além de retardar o avanço do envelhecimento graças à sua ação antioxidante). Na presença de manchas de sol (melanose solar) uma associação de ácido glicólico com hidroquinona.

É muito importante o uso de filtro solar. Há produtos industrializados específicos para as mãos que somam o hidratante com filtro solar. Mas o filtro não necessita ser específico, podendo ser utilizado o mesmo que se utiliza na face, não se esquecendo de reaplicar após lavar as mãos ou a cada três horas.

A hidratação das mãos também ajuda na retração da cutícula, diminuindo a necessidade de retirá-la, como também previne a quebra da unha.

Algumas pessoas apresentam maior propensão a fazer reações alérgicas. Nestes casos é indicado o uso de substâncias que promovem um filme protetor resistente à água e produtos químicos em geral, sem efeito oclusivo, como as luvas de silicone.

No consultório do dermatologista há diversos procedimentos que podem ser realizados para o tratamento das mãos: peelings, lasers, luz pulsada, preenchimento e aplicação de micro-partículas de ácido hialurônico para manter a pele hidratada.

Em relação aos pés as unhas devem ser cortadas retas e os cantinhos não devem ser retirados, assim evitamos a unha encravada.

Outro cuidado importantíssimo é enxugar bem os pés após o banho, principalmente entre os dedos, assim evitamos infecções fúngicas, pois os fungos podem proliferar em situação de umidade e calor.

A pele que recobre os pés é mais resistente e grossa, isso porque são os pés que sustentam o corpo.

Esfoliação dos pés com cremes específicos pode ser feita 1x/semana durante o banho para retirar as células mortas. Não recomendo esfoliar os pés com lixas, pois pode estimular a proliferação celular e deixar os pés mais espessos. A ceratose plantar (espessamento e endurecimento da camada externa da pele) e a falta de hidratação dos pés favorecem a formação de rachaduras. As causas para o aparecimento de rachaduras são diversas e devem ser pesquisadas para tratamento adequado: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares, saltos etc.

Nas fissuras utilizamos cremes com ação cicatrizante, enquanto na ceratose (área mais espessa) utilizamos agentes ceratolíticos como uréia em concentrações mais altas e ácido salicílico em casos específicos.

Para hidratar podemos utilizar cremes a base de uréia, lactato de amônio, PCA- NA, óleo de semente de uva, etc.

Para um efeito mais rápido e eficaz recomendo ocluir com meias ou filme PVC os pés com o produto durante a noite.

Não podemos esquecer de utilizar no dorso dos pés filtro solar antes da exposição ao sol. O dorso dos pés, assim como nas mãos, possui a pele mais fina, sofrendo queimaduras com maior facilidade. Não é necessário um filtro específico para essa região, podendo ser utilizado o mesmo da face ou do corpo.

Artigos & Dicas